quarta-feira, 27 de julho de 2011

Astrônonomos descobrem o maior reservatório de água do universo


O maior e mais distante reservatório de água do universo tem o equivalente a 140 trilhões de vezes a quantidade de água de todos os oceanos que existem na Terra, informou a NASA.
Esse reservatório foi encontrado na região gasosa que cerca o quasar APM 08279 5255,localizado na constelação Lynx, a mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. Isso significa que essa massa de água existia quando o Universo tinha apenas 1,6 bilhão de anos – hoje, ele tem cerca de 13 bilhões. Segundo Matt Bradford, que liderou uma das equipes que fez a descoberta no laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia, “o ambiente em torno desse quasar demonstra que a água está presente em todo o universo, mesmo em seus tempos mais antigos”. Os astrônomos já haviam detectado vapor de água na Via Láctea, mas numa quantidade 4.000 vezes menor.
Mas o que diabos é um quasar? É um objeto astronômico maior do que uma estrela e menor do que uma galáxia. Um quasar é alimentado por um enorme buraco negro que consome constantemente gás e poeira ao seu redor. Antes de ser engolida, essa matéria é atraída em direção ao buraco negro, formando um anel que libera muita energia. O quasar estudado aqui abriga um buraco negro com uma massa 20.000 milhões de vezes maior que o sol e produz energia equivalente a mil trilhões de sóis.
O vapor d’água foi descoberto graças a instrumentos capazes de observar comprimentos de ondas milimétricas e submilimétricas. Esses instrumentos detectaram características da água chamadas assinaturas espectrais e, assim, recolheram as informações necessárias para determinar o tamanho do reservatório.

Físicos criam "capa da invisibilidade" que funciona de verdade - ou quase

Atenção, fã de Harry Potter e ficção científica em geral: um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell conseguiu criar um conceito de capa da invisibilidade que não só faz as coisas sumirem diante dos olhos como também faz o objeto desaparecer no tempo!

Os físicos envolvidos no estudo enviaram um raio de luz entre duas “lentes temporais”, que têm a capacidade de desacelerar e comprimir o tal raio antes de expandi-lo novamente. Esta experiência cria um tipo de brecha no tempo e, durante 110 nanosegundos, o raio ficou invisível.

Ficou confuso? Os cientistas tentam explicar usando um exemplo mais fácil: “pense nos fótons como um trânsito intenso na estrada. Se você desacelerar o tráfego em certo ponto lá na frente, você vai abrir um espaço. Você vai poder atravessar a estrada usando o espaço vazio e, em seguida, acelerar o resto do tráfego de novo para os carros que ficaram alcançarem os carros que estão lá na frente. Para alguém que está bem no fim do trânsito, a brecha não existe e a provavelmente nunca existiu, já que não houve evidência dela”. Fez mais sentido, não fez?
E sim, você pode pensar que 110 nanosegundos é pouquíssimo tempo, mas os cientistas calculam que muito em breve vai ser possível aumentar esta duração… para até 120 microssegundos (1 microssegundo = 1 milionésimo de segundo).
Não vai dar para se esconder e passear pela rua incógnito? Não, não vai. É claro que a tal “capa” não é tão mágica e perfeita quanto a de Harry, mas esta descoberta tem um grande detalhe a seu favor – ela existe de verdade. Ponto para o futuro!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ciêntistas afirmam: mulheres magras são segredo de casamento feliz

Regime já, amigas. Aparentemente, um dos segredos para um casamento ser feliz é a esposa pesar menos do que o marido. A informação é de pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos EUA, que acompanharam 169 casais durante quatro anos. De acordo com eles, as duas partes do casal ficam mais felizes quando o índice de massa corpórea (IMC) da mulher é menor do que o do homem, e ela se sente mais atraente e desejável do que ele.

A constatação condiz com a de um outro estudo da mesma universidade, mas de outros cientistas, do qual a gente até já falou aqui, que aponta que o casamento tem mais chances de dar certo quando a esposa é mais bonita do que o marido.

“Mas a grande mensagem desse estudo é que mulheres de qualquer tamanho podem ser felizes no relacionamento, desde que estejam com o parceiro certo. É o peso relativo que conta, e não o peso absoluto”, ameniza a líder da pesquisa, Andrea Meltzer.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

EUA passam a abolir ensino de letra de mão nas escolas

O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional no Estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).
O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel. Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores.
"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letras cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana.
A Carolina do Norte também já anunciou que adotará uma medida similar, segundo suas autoridades educacionais. A Geórgia é outro Estado americano que recomenda o fim do ensino, segundo seu porta-voz Matt Cardoza, apesar de "aceitar que os alunos aprendam a letra de mão caso os professores considerem necessário".
Esses Estados, assim como outros 40, integram o Common Core Stated Standards Initiativa (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsável por tentar padronizar o ensino básico nos Estados Unidos. O grupo defende abertamente o fim do ensino da letra cursiva.
Brasil
No Brasil, principalmente na última década, há uma nova metodologia no ensino da letra cursiva, mas não seu abandono nas escolas. "Não conheço escola que não a utilize mais", afirma Fernanda Gimenes, diretoria pedagógica da área de português do colégio bilíngue Playpen. "Ela perdeu a prioridade. Antes, o aluno era alfabetizado na cursiva. Hoje, mais do que ensinar uma técnica, queremos desenvolver as habilidades de leitura e escrita."
Separar o aprendizado da cursiva como requisito para que uma criança seja considerada alfabetizada é uma conquista recente, praticamente da última década. "Vemos como uma evolução, não uma condição", diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. Mesmo que o aluno opte pela letra bastão no futuro, o aprendizado da cursiva, segundo Esther, é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Macaco rouba câmera de fotógrafo e faz um autorretrato 'sorridente'

Primata roubou equipamento de David Slater e, curioso, começou a clicar.Caso ocorreu em parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia.

Um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécie Macaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um "sorridente" autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia.

David Slater contou que o primata começou a investigar o equipamento e se fascinou com seu reflexo na lente antes de começar a disparar cliques sem perceber, inclusive o curioso retrato acima.

A imagem está perfeitamente centralizada, apesar de fora do eixo - como é comum ocorrer inclusive entre humanos que tentam posar para a própria câmera. Alguns sites divulgaram a foto com o eixo corrigido, o que dá um ar ainda mais profissional ao primata.

Ônibus bate em muro e fica pendurado na Grande SP

Veículo atingiu parede de uma metalúrgica em Taboão da Serra. Prefeitura da cidade diz que não houve feridos.

Um ônibus circular bateu na tarde desta quinta-feira (21) contra um muro em Taboão da Serra, Grande São Paulo, e ficou pendurado. De acordo com a Prefeitura da cidade, não houve feridos. O veículo atingiu uma empresa metalúrgica.
Por volta das 18h, um guincho tentava retirar o ônibus do local com segurança. A batida ocorreu no bairro Saint Morritz, na periferia. De acordo com as primeiras informações da Prefeitura, o motorista do veículo fez uma manobra errada.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Uma nova forma de beijar

Com o intuito de diminuir a distância que separa os casais, cientistas do Laboratório Kajimoto da Universidade de Comunicações Eletrônicas, de Tóquio, desenvolveram um sistema que simula um beijo. Acoplado a uma caixa, há um canudo plástico que se movimenta para os lados. Estes movimentos são captados, codificados e enviados, via internet para um outro aparelho, que se encarregará de decodificar as informações e simular o movimento da língua.
“Este dispositivo é para ser usado dentro da boca, em outras palavras, o objetivo é obter a sensação de beijar”, explicaram os cientistas. “Se você colocar o dispositivo em sua boca e movimentá-lo com a língua, o outro dispositivo irá girar da mesma maneira. Se você inverter o sentido do movimento, o seu parceiro sentirá a mudança do movimento”.

Além da possibilidade do beijo “ao vivo”, os cientistas adicionaram uma opção de gravação dos movimentos. Assim, os usuários poderão reproduzir o beijo do parceiro sempre que sentirem necessidade. Há, também, a possibilidade de disponibilizar o beijo para que outras pessoas o utilizem. “Por exemplo, se você é um artista popular, pode usar este dispositivo para gravar o seu beijo e oferecer aos seus fãs”, disseram os cientistas.

Garoto com magnetismo!

Um menino de sete anos atrai metais com o corpo, exatamente como faz o vilão Magneto, da série X-Men. O garoto sérvio provou para uma equipe de TV que é realmente “atraente”: ele desfilou com uma variedade de objetos presos no peito.
Os pais de Bogdan disseram à MSNBC que ele é assim desde que nasceu. Eles dizem que os objetos ficam presos até que Bogdan remova-os manualmente. Mas não são apenas peças de metal que são atraídos pelo menino. Itens como pratos e taças também colam em sua pele. E ele não pode ficar perto de equipamentos eletrônicos, já que seu magnetismo causa interferência.
Ainda não há uma explicação científica para isso.
Veja aqui!
O milho (Zea mays) é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.
Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem americana, já que aí era cultivada desde o período pré-colombiano. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.
Tem um alto potencial produtivo, e é bastante responsivo à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita. A produção mundial de milho chegou a 600 milhões de toneladas em 2004.
O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. O maior produtor mundial são os Estados Unidos. No Brasil, que também é um grande produtor e exportador, Paraná é o estado maior produtor com mais de 50% do todal da região sul, seguido de São Paulo que juntos são os estados líderes na produção.
Atualmente somente cerca de 5% de produção brasileira se destina ao consumo humano e, mesmo assim, de maneira indireta na composição de outros produtos. Isto se deve principalmente à falta de informação sobre o milho e à ausência de uma maior divulgação de suas qualidades nutricionais, bem como aos hábitos alimentares da população brasileira, que privilegia outros grãos.

Cadela é treinada para buscar cerveja para dona

O melhor cão do mundo foi encontrado! A cadelinha Kalula vai até a geladeira, abre e pega uma cerveja para sua dona, sempre que ela precisa. Além disso, também busca chinelos e cobertores – e consegue esvaziar a máquina de lavar, sozinha!
“Ela aprende as coisas muito rapidamente. Eu mostro algum truque, e 15 minutos depois ela está fazendo sozinha”, declarou Nicole Jennings, a feliz proprietária da cadelinha.
Kalula é ensinada desde que tinha 8 semanas, e volta e meia aprende algum truque novo. “E se ela pensa que algo está errado, eu demoro para convencê-la do contrário”, revelou a dona. Quem não queria um cachorrinho desses?

sábado, 16 de julho de 2011

Rodrigo Salomão

rodrigo salomão

lindo, tesão, bonito e gostosão :)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management